Páginas

terça-feira, 18 de maio de 2010

"A Megera Domada", William Shakespeare

"A Megera Domada", cujo título original é "The Taming of the Shrew", é uma comédia de costumes escrita por William Shakespeare entre 1593 e 1594. A peça nasceu de uma adaptação feita pelo autor de antigos contos de tradição oral.
É a história de Catarina, a indomável filha mais velha do senhor Batista, que, aparentemente, não se deixa subjugar por homem nenhum. O pai, que possui também a doce Bianca como filha, impõe, então, que a caçula só se case depois de sua irmã. Assim, inicia-se o tormento dos inúmeros pretendentes de Bianca, que arquitetam um plano para fazer a "brusca, irritada e voluntariosa" Catarina casar-se e encontram como pretendente Petruchio, um fidalgo de Verona, que tudo que busca é um bom dote. A brutalidade de Petruchio em meio à polidez dos cavalheiros pretendentes de Bianca faz parte da satirização da sociedade dada pelo autor.
O casamento acontece, aparentemente, sem a permissão da moça e, após um árduo tratamento psicológico, Petruchio finalmente consegue "domar" a megera Catarina, que finaliza com um discurso, que possui o seguinte trecho:

 "[...] O mesmo dever que prende o servo ao soberano prende, ao marido, a mulher. E quando ela é teimosa, impertinente, azeda, desabrida, não obedecendo às suas ordens justas, que é então senão rebelde, infame, uma traidora que não merece as graças de seu amo e amante? Tenho vergonha de ver mulheres tão ingênuas que pensam em fazer guerra quando deviam ajoelhar e pedir paz. Ou procurando poder, supremacia e força quando deviam amar, servir, obedecer. Por que razão o nosso corpo é liso, macio, delicado, não preparado para a fadiga e a confusão do mundo, senão para que o nosso coração e o nosso espírito tenham delicadeza igual ao exterior? Vamos, vamos, vermes teimosos e impotentes. Também já tive um gênio tão difícil, um coração pior. E mais razão, talvez, pra revidar palavra por palavra, ofensa por ofensa. Vejo agora, porém, que nossas lanças são de palha. Nossa força é fraqueza, nossa fraqueza, sem remédio. E quanto mais queremos ser, menos nós somos. Assim, compreendido o inútil desse orgulho, devemos colocar as mãos, humildemente, sob os pés do senhor. Para esse dever, quando meu esposo quiser, a minha mão está pronta, se isso causar-lhe prazer."

Como é próprio da comédia de costumes, a peça satiriza as tradições e as situações rotineiras daquele contexto social, proporcionando uma análise dos costumes e comportamentos humanos. São exemplos de códigos sociais da época: o costume do primeiro casamento ser o da irmã mais velha, a necessidade de obter a permissão do pai antes de cortejar a filha e a submissão da mulher com relação a seu esposo. A obra tem como temas principais: o matrimônio, a guerra entre os sexos e as conquistas amorosas, como é típico dos teatros shakespeareanos. O que diferencia essa peça de outras, como "Sonho de uma Noite de Verão" (1595-1596) e "Muito Barulho por Nada" (1598-1599), é a dedicação de boa parte da obra à vida matrimonial, ou seja, às situações que sucedem a cerimônia do casamento.

A obra escrita por William Shakespeare me agradou muito de início, por seu caráter cômico e divertido. No entanto, a submissão de Catarina e o machismo de seu discurso final me decepcionaram, apesar de retratarem uma realidade, que, na época, era incontestável. Não obstante o caráter machista da obra, o autor foi audacioso ao demonstrar um outro ponto de vista, que, mais tarde, seria chamado de feminismo e ganharia um grande espaço na sociedade.
Apesar da decepção final, posso afirmar que "A Megera Domada" é uma bela e curta comédia de costumes, interessante para todos aqueles que gostem do teatro como estilo literário e apreciem uma escrita divertida, interessante e original, digna somente de Shakespeare.

Video-curiosidades:




Em 1967, ninguém menos que Elizabeth Taylor e Richard Burton deram vida à Catarina e Petruchio, em um filme de Franco Zefirelli.

Em 1999, Karen McCullah Lutz e Kirsten Smith tiveram a originalidade da obra de Shakespeare como base para a comédia romântica moderna "Ten things I hate about you" ("Dez coisas que eu odeio em você), um filme que eu, particularmente, adoro.

No Brasil, a história foi adaptada e transformada, por Walcyr Carrasco, na telenovela "O Cravo e a Rosa" (2000-2001), tendo os atores Adriana Esteves e Eduardo Moscovis, como a Catarina e o Petruchio brasileiros.

As adaptações tem uma maior capacidade de conquistar o público de hoje por se adequarem melhor à mentalidade da sociedade atual.

15 comentários:

  1. Menina, na hora que eu comecei a ler, lembrei logo de "Dez coisas que eu odeio em você", principalmente pelo nome da filha mais nova: Bianca. Aí depois vc falou do Cravo e a Rosa, lembrei logo de Catarina quebrando os jarros. Adorei! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanto o Cravo e a Rosa quanto 10 coisas que eu odeio em você são baseadas nessa obra. Este último por sinal faz algumas referencias a outras obras de Shakespeare, Catarina e Bianca Stanford (referente a cidade de nascimento de Shakespeare), Patrick Verona (verona, referente a obra os dois cavaleiros de verona), há citações de Macbeth, e do soneto 141...entre outras

      Excluir
  2. acho que no final, por ser esta uma obra que satiriza a sociedade da época, o ultimo discurso de Catarina não passa de uma ironia que fica apenas implicita pelo fato de Shakespeare não querer causar uma revolta diante da critica dele.
    Acho que no final, Catarina é ironica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que análise! Estive tão cega de revolta até então, que mesmo minha repulsa por todo tipo de sexismo, não me acalmaram quanto à final da peça, nem por um instante supus isso. Cheguei a desacreditar nas intenções do autor que de início me parecem tão missionárias quanto divertidas, e no fim soar mal-acabadas. No entanto sua interpretação tanto quanto a da Yanna, fez-me rever a minha.

      Vou ler de novo, mas dessa vez desarmada!
      Obrigada pela postagem.

      Excluir
  3. Gente o certo é Petruchio, Petrucchio ou Petrúquio ?

    ResponderExcluir
  4. gente gosto mt desta peça a melhor que eu ja vi como tambem a novela que é maravilhosa!

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante sua análise! adorei!

    ResponderExcluir
  6. MUITO LEGAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    ADOREI

    ResponderExcluir
  7. Dia desses vi no Twitter alguém comentando que a trama da atual temporada de Malhação é baseada nessa obra. Confesso que deu até vontade de voltar a assistir Malhação... Amo A Megera Domada!!

    ResponderExcluir
  8. Pq tem a guerra entre os sexos ?

    ResponderExcluir
  9. precisa e objetiva análise de uma das peças mais famosas de William Shakespeare. não é uma das minhas preferidas dele, mas não podemos negar suas qualidades.

    ResponderExcluir